MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES

Current Style: Standard

Current Size: 100%

Histórico

O Núcleo de Inovação Tecnológica do Museu Paraense Emílio Goeldi foi criado com a preocupação de proteger os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos na instituição. Essa iniciativa foi materializada por intermédio do Projeto de Sensibilização de Pesquisadores para a Proteção da Propriedade Intelectual nos campos da Biodiversidade e dos Conhecimentos Tradicionais, iniciado em março de 2002, financiado com recursos do Edital FVA/TIB: FINEP/CNPQ 01/2002, com vigência até dezembro de 2005, e deu origem ao Núcleo de Propriedade Intelectual do Museu Goeldi.

As atividades iniciadas com este projeto favoreceram a implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica, instituído pela Lei Nº 10.973/2004 (Lei de Inovação), que incentiva as instituições de ensino e pesquisa a dispor de Núcleos Inovação Tecnológica próprios ou em associação.

Com este propósito, em 2006, foi  aprovado  projeto junto a  FINEP que possibiliou a implantação do Núcleo de Proteção ao Conhecimento, Inovação e Transferência de Tecnologia - NITT/MPEG.

Primeira equipe do NIT Amazônia Oriental

Em 2010, o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) condicionou a aprovação de uma Encomenda com recursos do FNDCT à expansão das atividades do NITT/MPEG para a Amazônia Oriental abarcando ICTs do Pará (Rede NIT Pará), Amapá e Tocantins. Criou-se, então, a Rede NIT Amazônia Oriental (REDENAMOR).

O projeto apoiado chamou-se Implantação e Consolidação do NIT Amazônia Oriental. A mudança de nome e a ampliação das atribuições foi oficializada pela OI 011/2010, de 23 de março do mesmo ano. A primeira equipe era composta por:

  • Dirse Clara Kern/CCTE – Coordenadora
  • Antonio Pinheiro/Bolsista – Coordenador Executivo
  • Benedita Barros/CAD – Assessoria Técnico Científica
  • Maria Das Graças Ferraz Bezerra/ECFPn – Assessoria Técnico Científica
  • Maria Emília Da Cruz Sales/CPA – Assessoria Técnico Científica
  • Alyne Souza/DIR – Assessoria Técnico Científica
  • Maria Do Socorro Jorge/CPA/NITT – Assessoria Técnico-Administrativa
  • Gerson Valente Da Costa/CPA/NITT – Assessoria Técnico Administrativa
  • Lourdes De Fátima Gonçalves Furtado/CCH – Assessoria Científica
  • Mário Augusto Gonçalves Jardim/CBO – Assessoria Científica
  • Ulisses Galatti/CZO – Assessoria Científica

A referida OI foi parcialmente revogada pela OI 24/2013, que alterou a equipe responsável pelo funcionamento do NITT-MPEG em respeito ao cumprimento das metas estabelecidas no Plano Diretor do MPEG. Vigente desde 19 de setembro de 2013, esta OI elimina a figura do coordenador executivo do NITT Amazônia Oriental e nomeia coordenadora a servidora Maria das Graças Ferraz Bezerra, fazendo alterações também na equipe e no Conselho Consultivo do NITT Amazônia Oriental.