MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES

Current Style: Standard

Current Size: 100%

Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Com a missão de contribuir para o desenvolvimento e modernização do Estado a Universidade do Estado do Pará (Uepa), criada há 19 anos, tem característica multicampi. Nascida da fusão de faculdades estaduais, tem em sua estrutura organizacional três centros com as seguintes áreas: Saúde, Educação e Tecnologia.

A Uepa, criada pela Lei Estadual n° 5.747 de 18 de Maio de 1993, foi autorizada a funcionar através do Decreto Presidencial de 04/04/1994, com os cursos de graduação: Licenciatura em Educação Física, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Pedagogia, Educação Artística com Habilitação em Música, Licenciatura em Matemática e Formação de Professores para Pré-Escolar e 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.

Atualmente a Universidade oferece 24 cursos de graduação (Licenciatura em Letras com habilitações em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Linguagem Brasileira de Sinais - Libras; Licenciatura em Ciências Naturais com habilitações em Química, Física e Biologia; Licenciatura em Matemática; Licenciatura em Geografia; Licenciatura em Filosofia; Licenciatura em Música; Licenciatura em Ciências da Religião; Licenciatura em Pedagogia; Bacharelado em Música; Secretariado Executivo Trilíngüe; Medicina; Biomedicina; Terapia Ocupacional; Fisioterapia; Educação Física; Enfermagem; Tecnologia de Alimentos; Engenharia Florestal; Tecnologia de Análises e Desenvolvimento de Sistemas (TADS); Engenharia Ambiental; Engenharia de Produção; e Design com habilitação em Projeto do Produto) divididos nos Centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Biológicas e da Saúde (CCBS) e Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) e nos 15 núcleos do interior do Estado.

A Uepa vem crescendo a passos largos. Buscando corresponder ao tripé a que ela se propõe - Ensino, Pesquisa e Extensão -, a Universidade ampliou o quadro de docentes, investiu em infraestrutura, adquiriu novos acervos, implantou novos cursos em alguns núcleos do interior e viabilizou parcerias para expansão da Educação a Distância (EAD).

No início de 2008, a Uepa contava apenas com 411 técnicos efetivos e 184 temporários. Outros 494 (45,4%) possuíam vínculos não estáveis (prestadores de serviço e terceirizados) totalizando 1.088 servidores. Nos campi do interior, o número chegava a apenas 26 efetivos. Após negociações com o governo para efetivação de novos concursados e regularização de vínculos não estáveis, o quadro da instituição passou a contar em 2012 com um total 2.330 servidores técnicos administrativos, dos quais 1.696 são efetivos e os demais temporários pela Secretaria de Estado de Administração (Sead) ou exclusivamente comissionados, não existindo mais vínculos precários. Um verdadeiro reforço na qualidade administrativa e de serviços da instituição.

Endereço: 
Rua do Una, nº 156 - Belém - Pará - Brasil - 66.050-540 - Telégrafo
Telefone: 
(91) 3131-1913
Email: 
nitt.uepa@gmail.com